Tudo sobre Ampolas 05:00


Dentro da imensa gama de produtos destinados a cuidar da saúde dos cabelos, existe um grupo bem popular: as ampolas.

Como são encontradas em qualquer perfumaria, muitas pessoas associam a facilidade de compra com a simplicidade do uso. Mas não é bem assim.

“Existem mesmo diversos tipos de ampolas para cabelo. E as três que considero principais são as de limpeza, as de hidratação e as de reconstrução do couro cabeludo”, explica o hair stylist Sérgio G, do salão Studio W, em São Paulo. Ele diz que cada uma tem uma forma certa de ser passada nos cabelos e é importante conhecer os procedimentos.

Sérgio ensina que as ampolas de limpeza têm como intuito tirar os resíduos do couro cabeludo, fazendo higienização profunda e equilibrando a oleosidade. “As ampolas específicas para limpeza devem ser usadas antes do banho, diretamente no couro cabeludo. Passados cinco minutos, pode- se levar o cabelo normalmente”, ressalta. Ele diz que esse tipo de ampola pode ser aplicada de duas a três vezes por semana, dependendo da necessidade dos cabelos.

As ampolas para hidratação costumam ser usadas em cabelos com porosidade da raiz até as pontas. Sérgio explica que diferente do que muitos pensam, elas não podem ser aplicadas com os cabelos encharcados e nem misturadas em frascos de outros produtos. “Para conseguir o resultado desejado, o correto é passar com os cabelos enxutos, deixar agir por cinco minutos e enxaguar em seguida”, alerta.

O motivo para não misturar a ampola com outros produtos é por que grande parte das marcas já lança uma linha completa de produtos, com xampus, condicionadores, ampolas e cremes de tratamento. Sendo assim, não há necessidade de misturar. “Outro motivo é que não é correto ficar usando vários produtos nos cabelos de uma só vez. Eles podem piorar a situação e até fazer mal”.

O tratamento de reconstrução feito com as ampolas tem como meta agir dentro do cabelo, fazendo parte de um processo de construção capilar, dentro da cutícula. Elas podem ser aplicadas da mesma forma das ampolas de hidratação. “Quem quiser, pode passar o condicionador depois que retirar a ampola, para desembaraçar os cabelos”, completa o profissional.

Como usar: O uso mais freqüente é misturado ao seu creme de hidratação favorito. Algumas pessoas passam diretamente o conteúdo da ampola no cabelo - mas tenha cuidado, pois elas são oleosas. O segredo é massagear sempre bem o cabelo, em movimentos de sobe e desce.

As ampolas mais tradicionais são:

Pró-vitamina B5: Azulzinha. Indicada para cabelos quebradiços. A Pro-Vitamina B5 é o precursor do Ácido Pantotênico (vitamina B5), que é um constituinte natural do cabelo e dos tecidos vivos e que atua no metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos e na síntese da hemoglobina, docolesterol e dos esteróides. Atua na cutícula capilar, regularizando-a. É a vitamina mais usada na cosmetologia, em geral.

Ceramidas: é a ampola rosinha. Ceramidas são uma classe de lipídios, que especificamente no cabelo atuam ajudando a fechar as escamas dos fios. Atuando como barreira, elas impedem a perda de água dos fios. É um produto altamente hidratante, indicado para cabelos ressecados por química.

Queratina: Laranja. A queratina é uma proteína insolúvel, principal constituinte da epiderme, unhas, pêlos, tecidos córneos e esmalte dos dentes. Ou seja, é a principal proteina do cabelo, recobrindo as escamas dos fios. Os processos mecânicos e químicos destroem a queratina do cabelo, abrindo as escamas. Sua aplicação garante fios mais resistentes e brilhosos. Porém, muito cuidado: excesso de queratina pode endurecer seu cabelo.

Vitamina E: Verdinha. A vitamina E evita a peroxidação de ácidos graxos poliinsaturados que ocorrem em membranas por todo o corpo. Regenera tecidos. Sua ação antioxidante ajuda a combater os radicais livres. Também indicada para os cabelos secos. Tem uma excelente resposta quando aplicada sobre as pontas duplas dos cabelos.

Jaborandi: Vermelhinha. é um óleo essencial. Possui função antiinflamatória e é estimulante do crescimento capilar. Muito indicada para queda de cabelos.

Vitamina A: Amarela. seu cabelo anda opaco e sem brilho? Vitamina A nele! Essa vitamina atua diretamente no crescimento de cabelos e unhas.

0 comentários:

Postar um comentário